Alvorada FM

(64) 3634-1588

Geral

Dia do Professor foi criado por professora filha de escrava e política

O dia 15 de outubro foi escolhido como Dia do Professor em referência à data em que o imperador D. Pedro I instituiu o Ensino Elementar no Brasil.

Dia do Professor foi criado por professora filha de escrava e política
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Tudo na vida é fruto de aprendizado, mas como aprendemos a viver sem alguém para nos ensinar o caminho certo, para realizarmos as escolhas corretas para a nossa vida?

No século 21 temos interesse de aproximar dos nossos professores, verdadeiros mestres da educação, para que juntos poderemos encontrar o nosso objetivo?

O dia do professor passou a ser comemorado no dia 15 de outubro de 1963, exatamente há 58 anos, homenageamos os mestres da educação seja ele homem ou mulher, que tira um tempinho ou um tempão, para ensinar a arte do conhecimento aos seus alunos.

O dia 15 de outubro foi escolhido como Dia do Professor em referência à data em que o imperador D. Pedro I instituiu o Ensino Elementar no Brasil.

Os professores já eram homenageados no seu dia, desde do ano de 1827 no Estado de Santa Catarina, quando a primeira mulher negra foi eleita para um matado popular (Deputado Estadual) no Brasil.

Antonieta de Barros (1922-1927)

Antonieta de Barros foi uma jornalista, professora e política brasileira. Foi uma das primeiras mulheres eleitas no Brasil e a primeira negra brasileira a assumir um mandato popular. No segundo ano de matado, Antonieta teve a excelente ideia em homenagear os professores do seu estado. A deputada apresentou à Assembleia Legislativa Catarinense, o projeto de lei que criava o Dia do Professor. Somente 15 anos depois é que a data passou a ser oficializada em todo o Brasil, após a assinatura de um decreto do presidente João Goulart.

Ser professor no Brasil, nos dias atuais é um desafio para a profissão. Políticas adotadas no setor levaram à decretação do índice disciplinar em salas de aulas e o aprendizado, apesar dos esforços pessoais dedicação de nossos professores está entre os piores do mundo.

Os alunos que aprenderam a não respeitar os professores em sala de aula em detrimento do aprendizado didático, levam grande parte dos professores a se afastar de suas atividades por problemas psicológicos e até físicos, em consequências de agressões de “estudantes” em salas de aulas.

Neste 15 de outubro de 2021 queremos homenagear os 2,6 milhões de professores do Brasil homens e mulheres que são apaixonados em ensinar um futuro melhor para as nossas crianças, adolescentes jovens e adultos, enfrentando todos os tipos de dificuldades no ambiente escolar.

Fonte: Jovemsulnews (Norbertino Angeli Rafael Ferreira)

 
FONTE/CRÉDITOS: Jovem Sul News (Norbertino Angeli Rafael Ferreira)

Veja também

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )