Alvorada FM

(64) 3634-1588

Geral

Goiânia confirma transmissão comunitária da varíola dos macacos após novos casos

A Secretaria Municipal de Saúde informou que, até o momento, todos os casos são de homens, com idades entre 20 e 47 anos;

Goiânia confirma transmissão comunitária da varíola dos macacos após novos casos
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou na tarde desta terça-feira (2) transmissão comunitária da varíola dos macacos (Monkeypox) - quando não é possível rastrear qual a origem da infecção de um ou mais casos. Em nota, a pasta informou três novas infecções. No total, a capital tem 29 registros da doença, que estão sendo monitorados pelo Centro de Informações Estratégicas e Vigilância em Saúde (Cievs).

Segundo a SMS, a maioria dos pacientes tem histórico de viagem a São Paulo, Rio de Janeiro ou país com transmissão comprovada. Com isso, a pasta reforçou que as unidades de saúde estão capacitadas para atender esses pacientes e orienta a população a procurar atendimento médico caso perceba sintomas da doença.

“Todas as unidades de saúde já estão capacitadas para realização desses atendimentos. Ao aparecerem quaisquer sinais ou sintomas, como febre alta súbita, dor de cabeça, aparecimento de inflamação de linfonodos (ínguas), erupções cutâneas e mal-estar, é necessário que o paciente procure serviço de saúde para fazer avaliação clínica necessária”, recomenda a SMS.

Estado

Goiás é o sexto estado com mais casos confirmados da varíola dos macacos no país. O Informe Monkeypox desta segunda-feira (1º) mostra que a Secretaria de Estado da Saúde (SES) já notificou mais de 100 registros da doenças. Dentre eles, 32 foram confirmados, 54 estão aguardando conclusão dos exames laboratoriais no Rio de Janeiro (RJ) e 17 foram descartados.

Transmissão

Por fim, vale destacar que a transmissão ocorre por contato físico com alguém que tenha sintomas, como por exemplo, o contato com as lesões, crostas, fluidos corporais e gotículas respiratórias. Além disso, o vírus pode ser transmitidos por materiais contaminados, como roupas de cama e talheres que tenham sido utilizados por pessoas que estejam sintomáticas.

FONTE/CRÉDITOS: Rádio Verde Vale Mineiros

Veja também

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )