Alvorada FM

(64) 3634-1588

Geral

Governo de Goiás decreta situação de emergência por Síndrome Respiratória Aguda Grave, diz Secretaria de Saúde

Segundo a secretaria, o estado atingiu uma taxa acima do esperado de casos da doença. De acordo com dados da Saúde, houve um aumento nas internações

Governo de Goiás decreta situação de emergência por Síndrome Respiratória Aguda Grave, diz Secretaria de Saúde
Secretaria de Estado da Saúde anuncia processo seletivo com 39 vagas de R$ 9 mil — Foto: Divulgação/Secretaria da Administração
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Governo de Goiás decretou situação de emergência devido à Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), informou a Secretaria de Estado de Saúde (SES) goiana. Segundo a secretaria, o estado atingiu uma taxa acima do esperado de casos da doença.

Na segunda-feira (30), a SES fará uma coletiva de imprensa para explicar o decreto. De acordo com dados da secretaria, houve um aumento nas internações relacionadas a doença de 33,27% em relação ao mesmo período do ano anterior.

As cidades do estado pediram ao Ministério da Saúde recursos financeiros para converter leitos de terapia intensiva (UTI) para o atendimento de casos da Srag, informou a SES.

Ainda de acordo com os dados da Saúde, durante o ano de 2024 foram registrados 7.477 casos da síndrome, com 905 provocados por influenza e 960 por Covid-19. Já em 2025, foram registrados 6.743 casos até o momento, com 1.117 sendo por influenza e 306 por Covid-19, um aumento de mais de 50% em comparação com o mesmo período.

Sobre os sintomas, segundo a secretaria, eles podem envolver desconforto respiratório ou pressão persistente no tórax, com saturação menor que 95%. A Srag é causada por diferentes vírus respiratórios, como a própria influenza e a Covid-19.

 

FONTE/CRÉDITOS: g1 Goiás

Veja também

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )