Alvorada FM

(64) 3634-1588

Política

Legislativo Municipal realiza primeira sessão ordinária da gestão 2021-2024

Vereador Paulo Sérgio Alves de Pádua reivindica uso do Ginásio Municipal por parte da ACICC

Legislativo Municipal realiza primeira sessão ordinária da gestão 2021-2024
Jota
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Plenário Municipal Nadir Garcia Cunha Filha, recebeu na última segunda-feira (22), às 20h, a primeira sessão ordinária realizada pelos nove vereadores do município. Anteriormente os servidores haviam posto em pauta outras cinco sessões extraordinárias, a fim de discutirem 14 projetos de lei levantados, pautados em 2021, e unanimemente aprovados pelos líderes do legislativo de Chapadão do Céu. A sessão contou com a presença do prefeito eleito, Eduardo Peixoto (DEM) Democratas. 

Estiveram presentes, o presidente da câmara municipal, vereador, Gean Rubens de Souza (MDB), a primeira secretária, vereadora Mirta Andres Schmitt Duarte (DEM) Democratas, Mauri Wierrbicki (MDB), Eunice Fisher Dalto (MDB), Walter Rosa (PSB) Partido Socialista Brasileiro, Paulo Pacheco (PSB), Paulo Sérgio Alves de Pádua (PSB), Diego Fávero (DEM) e Jair Carneiro Filho (PP) Progressistas.

O único requerimento da noite que teve início por meio das atas verbalizadas pela vereadora Mirta Duarte, se deu por parte do vereador Paulo Sérgio Alves de Pádua. Alves levou ao plenário da câmara municipal uma solicitação para que o Secretário Municipal de Esportes, José Júnior, disponibilize à ACICC – Associação Comercial, Industrial e Agropecuária do município, seis horas semanais no Ginásio Municipal de Esportes para que “permita a classe empresarial, assim como aos empregados de tal segmento, a prática de atividades esportivas no espaço”. 

O parlamentar pontuou que a prática esportiva no espaço permitirá o desenvolvimento psicossomático das pessoas, assim como uma maior interação social. Segundo o servidor, “a pretensão é uma justa reivindicação dos empresários céu-chapadenses, que têm contribuído muito para o progresso municipal”. Após votação, o requerimento foi aprovado de forma unânime.

Por sua vez, em meio ao expediente, o vereador Mauri Wierrbicki, professor da rede municipal de ensino, salientou a importância da educação durante o período pandêmico, assim como explicitou o modo de funcionamento das aulas, por hora, em Chapadão. “As aulas presenciais serão realizadas de forma híbrida, utilizando de algumas ferramentas como o Google Classroom e o Whatsapp Business. Os alunos serão divididos em dois grupos. Enquanto o grupo 1  acompanha as disciplinas teóricas nas dependências das escolas, o grupo 2 seguirá as aulas por meio dos aplicativos de ensino”, pontuou o educador, que explicitou que os grupos se alternarão entre as funções periodicamente. 

Na sequência, Wierrbicki ressaltou o trabalho realizado por Chapadão do Céu frente a outras cidades. “Tivemos que aprender, estudar e reciclar, entendo que estamos mais avançados do que outras cidades nesse quesito”.

Para finalizar, o vereador fez um breve relato a respeito da estrutura da ponte na GO – 184, entre os municípios de Serranópolis e Itumirim. Ressaltou a importância de reformas no local, e os pedidos feitos junto aos órgãos responsáveis.

Diego Fávero, trouxe a pauta os serviços de telefonia e internet vigentes no município, frisou a importância de uma conexão de qualidade para os habitantes, bem como falou sobre seu contato com Daniel Martins Albuquerque, assessor de relações institucionais da (Anatel) Agência Nacional de Telecomunicações.

“Estivemos presencialmente com Martins dia 09 deste mês, em Brasília, e ao que tudo indica, teremos internet com tecnologia  5g em Chapadão do Céu a partir do segundo semestre deste ano”.

Segundo ele, as prestadoras de serviço de telefonia e internet do município têm de nos fornecer, assim como estipulado em contrato, uma qualidade de 80% dos serviços, o que acredita não estar ocorrendo. 

“Solicitamos uma manutenção dos serviços já realizados, contudo, a partir do segundo semestre haverá uma licitação, no qual a empresa que vencer o contrato terá de garantir qualidade superior à oferecida atualmente”.

De acordo com Fávero, em âmbito local, um acerto entre ele e ACICC já prospera. Segundo o servidor, um combinado entre as partes já possibilita a realização da carteira digital de trabalho por parte da população, tarefa que pode ser realizada nas dependências da Associação – Rua Guavira Oeste, Quadra 27, Lote 16, Centro. 

Outra atividade a ser desempenhada pelo órgão, de acordo com Fávero “em aproximadamente 40 dias”, é a constituição do RG (Registro Geral), documento anteriormente confeccionado em municípios vizinhos.

Prefeito Eduardo Peixoto é questionado pelos parlamentares

Já no encerramento da sessão, o prefeito municipal, Eduardo Peixoto, falou sobre as expectativas acerca de sua gestão, bem como disse esperar governar sabiamente, com vereadores aliados e oposição. “A nossa intenção é de que todos se beneficiem. Queremos que Chapadão do Céu se torne uma cidade modelo não só a nível nacional, mas mundial. Em um futuro próximo, se Deus quiser, irá sobrar emprego no município. 

Em seguida o prefeito foi questionado pelo vereador Jair Carneiro Filho, a respeito da ausência do (CPE) Comando de Policiamento Especializado, uma vez que o vereador levou a pauta o questionamento popular de que o efetivo policial teria seus serviços desligados em Chapadão do Céu. 

De acordo com Peixoto, “O (CPE) permanecerá aqui. Nós ganhamos o serviço do policiamento tático, enquanto neste momento o Comando do Policiamento Especializado atuará na prevenção de possíveis notificações, juntamente com o efetivo da polícia civil e policiamento rural”.

Questionado quanto às vacinas disponibilizadas ao município, o prefeito municipal disse estar atento às movimentações realizadas pelo imunizante, assim como as doses que serão disponibilizadas para o município. “Fiscalizaremos a recepção de vacinas em Chapadão, assim como a distribuição aos grupos prioritários. “O montante é proporcional ao tamanho da população céu-chapadense, assim como funciona em outros estados”.

Comentários:

Veja também

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )