Alvorada FM

(64) 3634-1588

Policial

‘Me recuso a tomar banho’: jovem com alergia rara à água diz que vida foi arruinada

Loren Montefusco foi diagnosticada com urticária aquagênica, condição que afeta cerca de 1 a cada 230 milhões de pessoas no mundo

‘Me recuso a tomar banho’: jovem com alergia rara à água diz que vida foi arruinada
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

VIA O GLOBO – Jovem de 22 anos tem alergia extremamente rara à água e diz que precisa se arranhar para tomar banho para aliviar as coceiras e queimações que sente ao entrar em contato com a água. Loren Montefusco, 22 anos, afirma que evita ao máximo tomar banho e quando o faz, precisa ser em menor tempo possível. Segundo relatos no TikTok, menos de 5 minutos são suficientes para as coceiras começarem.

Ela notou sua reação à água pela primeira vez quando tinha 12 anos e foi diagnosticada com urticária aquagênica aos 19 anos, condição rara que atinge cerca de 1 a cada 230 milhões de pessoas no mundo. Entre os sintomas da doença estão: coceira, manchas vermelhas e irritação na pele (urticária) ao entrarem em contato com a água.

Em casos mais graves, a exposição prolongada ou em alta quantidade podem levar até mesmo a um risco de choque anafilático, reação alérgica extrema que deixa o indivíduo sem conseguir respirar.

Desde o seu diagnóstico, Montefusco diz que a sua condição piorou e os seus sintomas tornaram-se mais graves. Segundo a jovem, ela não pode entrar em uma piscina, hidromassagem, tomar banho de mar e até mesmo as gotas de suor a incomodam.

“Evito ao máximo tomar banho, mas achei nojento tentar não tomar banho, mas tive sorte de encontrar um grupo nas redes sociais de outras pessoas que também se recusam a tomar banho. Isso me faz sentir menos nojento. Tentei me lavar com um pano e água, mas ainda usa água e causa uma reação alérgica, então geralmente tenho que usar lenços umedecidos”, afirma a jovem.

Embora pouco se saiba sobre esta condição rara, a literatura científica sugere que o início dos sintomas ocorra na adolescência e geralmente a reação começa no banho. Montefusco disse que a dor e a coceira são as piores coisas que ela já sentiu, ela também evita usar esfoliantes corporais, pois isso desencadearia ainda mais sua reação.

Assim que sai do banho, a jovem tem que se vestir rapidamente para evitar que o ar atinja sua pele, pois isso também aumenta a dor.

“Eu tento ao máximo não sentir coceira, mas não consigo evitar. É horrível. Parece que a coceira está bem abaixo da superfície da minha pele. Eu só tenho que aguentar. Nada ajuda ou impede e pode durar até uma hora”, diz.

A causa da alergia não é clara, mas pensa-se que a condição pode ser devida a um alergênico ou produto químico na água – e não à própria água – que desencadeia uma resposta imunitária. A maioria dos casos ocorre aleatoriamente, sem histórico familiar do distúrbio.

FONTE/CRÉDITOS: Mais Goiás

Veja também

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )