Katharine Grawe, mais conhecida nas redes sociais como Dra. Roxy, perdeu na última quarta-feira (12/7), de forma permanente, a licença para exercer a medicina no estado de Ohio (EUA), onde ela atuava. A médica ficou famosa por transmitir cirurgias plásticas pelo TikTok. O Conselho de Medicina do estado determinou que Katharine feriu pacientes enquanto transmitia ao vivo suas cirurgias pela mídia social.
De acordo com a decisão, a Dra. Roxy negligenciou os pacientes enquanto transmitia ao vivo partes de procedimentos, falava para uma câmera e respondia a perguntas dos telespectadores, enquanto as cirurgias ocorriam, noticiou a agência Associated Press.
O conselho já havia alertado a médica sobre suas ações temerárias em 2018, citando preocupações com a privacidade do paciente e possíveis violações éticas. Em novembro do ano passado, em decisão preliminar, a licença de Katharine foi cassada.
Pacientes de médica que transmitia cirurgias pelo TikTok
Três pacientes sofreram complicações graves e precisaram de cuidados médicos intensos depois de serem operadas pela Dra. Roxy. O intestino de uma mulher foi perfurado após procedimento que a cirurgiã americana transmitiu parcialmente ao vivo no TikTok.
A paciente não identificada sofreu graves danos e infecções bacterianas no abdômen, bem como perda da função cerebral devido à quantidade de toxinas no sangue.