Alvorada FM

(64) 3634-1588

Curiosidades

O disco inédito de Tim Maia com músicas em espanhol

Mostrando toda a sua versatilidade artística, Tim Maia canta vários de seus sucessos em espanhol

O disco inédito de Tim Maia com músicas em espanhol
Internet
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O baú do cantor, compositor e músico Tim Maia é inesgotável.

Reportagem de Bernardo Araújo, de “O Globo”, relata que o filho de Tim Maia, Carmelo Maia, descobriu um disco em espanhol, em 1970 — há 51anos. As músicas do disco são de seus primeiros LPs. “As gravações ficaram no meio de suas coisas até recentemente, quando enfim as fitas foram encontradas pelo filho”, anota o jornal.

Graças ao empenho de Carmelo Maia, o curador do acervo artístico de Tim Maia, “chega às plataformas de streaming ‘Yo te amo’, disco com nove faixas de Tim soltando a voz em clássicos como ‘Azul color del mar’, ‘Cristina e ‘Eu tem amo’, cuja versão dá nome ao disco”, informa “O Globo”.

“O baú de Tim é sempre um mistério”, afirma Carmelo Maia. “Estou organizando tudo há 23 anos, desde que ele morreu, e de vez em quando encontro umas pérolas.”

As gravações em espanhol são de fases diferentes. “Teve uma fase na década de 1990, da qual eu me lembro bem, mas dessa de 1970 eu não tinha a menor ideia. Hoje em dia, é muito comum brasileiros gravarem em espanhol, mas há 50 anos ninguém fazia isso. Ele era um visionário. Imagino que tenha mostrado para as gravadoras e ninguém tenha se animado a lançar”, diz Carmelo Maia.

O engenheiro de som André Dias teve um trabalhão para recuperar as gravações. Ele trabalhou sete meses nas restaurações. “Já fiz coisas complexas na minha vida, mas nada desse nível. Eu sentia a força da voz e da interpretação de Tim Maia, era como se estivesse conversando com ele.” Ele relata que “‘Yo te amo’ vai ganhar lançamento em CD e LP, além de digital. ‘Em várias ocasiões eu chorei, com medo de ele me dar uma daquelas broncas típicas dele. Alguns trechos estavam simplesmente apagados, tivemos que dar um jeito de restaurar”.

No “baú” de Tim Maia “há gravações como um dueto com o guitarrista Celso Blues Boy, uma música da retomada do projeto hispânico dos anos 1990”. Carmelo Maia frisa que há a possibilidade de “um musical sobre Tim Maia na Broadway”.

FONTE/CRÉDITOS: Jornal Opção

Veja também

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )