Existe uma crença popular de que alimentos que caem no chão e são recolhidos antes de completar cinco segundos não se contaminam. Mas, essa não é uma regra real, de acordo com a biomédica Jullyanna Pitaluga . A especialista explicou que o alimento começa a se contaminar no instante em que cai no piso e deve ser descartado.
Em entrevista à TV Anhanguera, Jullyanna explicou que, quanto mais tempo o alimento permanecer no chão, mais ele irá se contaminar.
“O que temos que entender é que nem todas as bactérias dali vão causar mal para a gente”, explicou.
A biomédica esclareceu ainda que a contaminação pode acontecer em todos os cômodos da casa, mas que em ambientes de grande circulação, o contágio pode ser mais rápido.
“Acabamos levando mais sujeira para os lugares onde andamos mais, como cozinha e banheiro. Nesses locais, a contaminação do alimento pode ser ainda mais rápida”, orientou.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/Y/Y/YoFtAeSKCtXpvfN6iBTQ/contamina.jpg)
Especialista comenta "regra dos 5 segundos" para alimentos que caem no chão, em Goiás — Foto: Reprodução / TV Anhanguera