Alvorada FM

(64) 3634-1588

Economia

Prazo para entregar declaração do Imposto de Renda começou

Receita Federal espera receber mais de 32,6 milhões de declarações até 30 de abril

Prazo para entregar declaração do Imposto de Renda começou
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Começou nesta segunda-feira (1º), o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2021 (ano-base 2020). O período para prestar contas com o Leão vai até as 23h59min de 30 de abril.

Os programas e aplicativos para preenchimento e entrega da declaração estão disponíveis desde a última quinta-feira (25), na página da Receita Federal.

Neste ano, o Fisco espera receber 32.619.749 declarações — no ano passado, foram enviadas 31.980.146. Pelas estimativas da Receita, 60% dos contribuintes terão restituição de imposto, 21% não terão imposto a pagar nem a restituir e 19% terão imposto a pagar.

Assim como no ano passado, serão pagos cinco lotes de restituição. Os reembolsos serão distribuídos nas seguintes datas: 31 de maio (primeiro lote), 30 de junho (segundo lote), 30 de julho (terceiro lote), 31 de agosto (quarto lote) e 30 de setembro (quinto lote).

As regras para a entrega da declaração do Imposto de Renda foram divulgadas na semana passada pela Receita. Entre as principais novidades, está a obrigatoriedade de declarar o auxílio emergencial para quem recebeu mais de R$ 22.847,76 em outros rendimentos tributáveis e a criação de três campos na ficha "Bens e direitos" para o contribuinte informar criptomoedas e outros ativos eletrônicos.

O prazo para as empresas, os bancos e demais instituições financeiras e os planos de saúde fornecerem os comprovantes de rendimentos acabou na última sexta-feira (26). O contribuinte deve juntar os recibos, no caso de aluguéis, de pensões, de prestações de serviços, e notas fiscais, usadas para comprovar deduções.

Veja também

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )