Quatro idosos, todos com mais de 80 anos de idade, foram resgatados de uma fazenda em Orizona, sudoeste de Goiás. Eles são irmãos e viviam sem condições de cuidar de si mesmos, em situação de insalubridade, em uma casa cheia de lixo e com estrutura precária, segundo o Ministério Público de Goiás (MP-GO).
A situação chegou até o Serviço de Assistência Social da comarca. A partir de então, o promotor Diego Osório da Silva Cordeiro propôs uma ação de interdição com pedido liminar de curatela provisória.
Os procedimentos para tirar os quatro irmãos da fazendo, de acordo com o MP-GO, foram feitos depois da realização de inspeções judiciais para garantir que os direitos da pessoa idosa fossem cumpridos.
Os irmãos não têm filhos e, por isso, o promotor solicitou uma reunião com parentes. Uma sobrinha ficou como curadora e se tornou responsável por ajudar a encontrar uma solução, sem mudar drasticamente a rotina dos quatro.
Ficou decidido que eles iriam para a cidade, onde já tinham casa própria. O imóvel foi reformado, ganhou uma horta no quintal e decorado com a mobília da fazendo. Segundo o MP-GO, hoje, os idosos vivem em ambiente limpo, equipado e com assistência.