Alvorada FM

(64) 3634-1588

Geral

Redemoinho gigante impressiona em fazenda de Goiás

Ventos de poeira alaranjada escura formaram um espiral em uma plantação de cana. Fenômeno é comum quando o clima está bastante quente e seco.

Redemoinho gigante impressiona em fazenda de Goiás
Redemoinho em plantação de cana em Vicentinópolis — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Um redemoinho gigante na plantação de cana de uma fazenda impressionou os moradores de Vicentinópolis, no sul do estado. Um vídeo mostra o momento em que a coluna gigante de poeira se move de um lado para o outro .

O fenômeno aconteceu na quarta-feira (28). Segundo Antônio Carlos, telespectador da TV Anhanguera que enviou o vídeo, o redemoinho, que foi gravado por câmeras de segurança da fazenda, durou poucos minutos.

Os ventos de poeira alaranjada escura estavam acontecendo de forma espiral e "passeando" na plantação. O fenômeno é comum durante a época de estiagem, ou seja, entre os meses de agosto e setembro quando o clima está bastante quente e seco, favorecendo assim a formação das correntes de vento.

 

Redemoinhos

 

O gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim explica que os ventos dos redemoinhos podem chegar de 70 km a 80 km/h. Eles ocorrem quando o solo se aquece em determinado ponto e o vento fraco vindo de uma direção se encontra com a corrente de ar quente acima do ponto que está muito aquecido. Esse vento tende a ganhar velocidade, girar e empurrar o "turbilhão de poeira".

“Ele pode apresentar desde alguns centímetros até muitos metros de altura sendo a sua duração de poucos segundo ou minutos”, destaca o meteorologista.

 

 
FONTE/CRÉDITOS: G1 Goiás

Veja também

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )