Alvorada FM

(64) 3634-1588

Mundo

Rússia prepara estado de “guerra total” com aumento de orçamento, diz professor

Vitélio Brustolin repercutiu notícia divulgada pela Inteligência Britânica de que os russos vão gastar um terço do PIB com a guerra na Ucrânia

Rússia prepara estado de “guerra total” com aumento de orçamento, diz professor
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Rússia prepara um estado de “guerra total” na Ucrânia, segundo o professor de Relações Internacionais da Universidade Federal Fluminense, Vitélio Brustolin.

Em entrevista à CNN Rádio, isso ocorre quando “um sistema político de um estado e a economia são mobilizados em grau maciço para a guerra.”

A Inteligência Britânica divulgou que a Rússia pretende gastar US$ 143 bilhões em Defesa no ano que vem, o que corresponde a um terço do orçamento total do país.

“O que nós percebemos pelos números é que os russos pretendem retirar dinheiro de outras áreas do país, quase todas, para destinar à guerra, e as pessoas vão passar fome”, disse Brustolin.

O professor afirma que a Rússia vai transformar a guerra em “prioridade nacional.”

“Fábricas de automóveis vão passar a produzir veículos de combate, transformará a indústria nacional em indústria de guerra, claramente Putin quer levar o conflito até as últimas consequências”, completou.

O especialista destaca que o país comandado por Vladimir Putin ataca regiões civis, e já comprometeu 50% da matriz energética ucraniana.

“A ONU estima que haverá 3 milhões de refugiados ucranianos por causa do frio, são crimes de guerra, vai contra as convenções de Haia e Genebra.”

De acordo com Vitélio, no mundo, os gastos militares ultrapassaram a marca de 2 trilhões de dólares pela primeira vez, incluindo de países tidos como neutros, o que denota uma mudança geopolítica importante.

FONTE/CRÉDITOS: Cnn Brasil

Veja também

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )