Alvorada FM

(64) 3634-1588

Curiosidades

Serviço de envio de dinheiro pelo WhatsApp chega ao Brasil; veja como usar

Função foi disponibilizada de forma imediata a 130 milhões de usuários do WhatApp; nova forma de pagamento será ampliada de forma gradual

Serviço de envio de dinheiro pelo WhatsApp chega ao Brasil; veja como usar
Jornal Opção
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Clientes do Banco do Brasil, Banco Inter, Bradesco, Itaú Unibanco, Mercado Pago, Next, Nubank, Sicredi, e Woop Sicredi, com bandeiras Visa e Mastercard podem enviar dinheiro, sem cobrança de taxas, pelo WhatsApp. O serviço foi disponibilizado de forma imediata a 130 milhões de usuário do aplicativo de mensagens na última terça-feira, 4. Entretanto, não se sabe o porcentual de usuários que vão pode realizar a operação, nem em quanto tempo o serviço, que chegará gradualmente, será expandido aos demais.

A partir dessa nova função, será possível transferir valores da mesma forma que se envia uma imagem ou um vídeo pelo aplicativo. Além disso, uma única conta pode habilitar o serviço de transferência em outras com a transferência de qualquer valor. Assim, quem já tiver com a operação ativada, pode convidar amigos e familiares para que estes também consigam realizar pagamentos pelo WhatsApp. Bancos também podem convidar seus clientes para utilizar a forma de pagamento.

Apesar de o serviço estar restrito a clientes de determinados bancos, a transação realizada no WhatsApp será intermediada pela plataforma da Cielo. Desse modo, o aplicativo de conversas informa que o serviço se mantém aberto a outras empresas que queiram se tornar parceiras e participar da nova modalidade. Os pagamentos realizados no WhatsApp são habilitados pelo Facebook Pay, que é autorizado pelo Banco Central a oferecer o serviço.

Como enviar?

Quem estiver autorizado, terá o ícone que permite transferir dinheiro ao lado dos que são utilizados para o envio de imagens, vídeos, áudios e documentos. O pagamento só poderá ser realizado por cartões de débito, pré-pagos ou combos participantes, já que o serviço não aceita cartões de crédito.

Para enviar valor, quem transfere e quem recebe precisa ter um número de telefone brasileiro, uma vez que só possível realizar transações locais; em reais. O remetente precisará adicionar os dados do próprio cartão, escolher quem será o destinatário e clicar para permitir o envio. Ao concluir a transferência, a pessoa que receber o dinheiro conseguirá ver o pagamento direto na conversa com quem lhe enviou.

Foi estabelecido o limite de R$ 1.000 por transação e o recebimento de até 20 transferências ao dia. A limitação mensal é de R$ 5.000. Bancos tem a possibilidade de reduzir esses valores. O aplicativo ainda não permite o pagamento de compras para empresas com o serviço, mas o diretor de operações do WhatsApp, Matt Idema, afirma que a função está sendo estudada.

Atenção

Também foi informado envios de dinheiro realizados por engano não poderão ser cancelados. Assim, uma possível devolução depende da vontade de quem recebeu o valor.

Veja também

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )