Alvorada FM

(64) 3634-1588

Geral

Serviço militar voluntário feminino tem início

Decreto publicado no Diário Oficial afirma que serviço militar voluntário de mulheres terá mesmas exigências que alistamento dos homens

Serviço militar voluntário feminino tem início
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O governo publicou nesta quarta-feira (28/8) o decreto nº 12.154, que fala sobre o serviço militar inicial feminino. Isso significa que mulheres brasileiras poderão se alistar, serem selecionadas e incorporadas às Forças Armadas brasileiras.

 
 
 

No caso dos homens, essa iniciativa é obrigatória, enquanto para as mulheres será voluntária.

 
 
 

O período de alistamento voluntário deve ocorrer entre janeiro e junho do ano que ela completar 18 anos, escolhendo entre Exército, Marinha ou Aeronáutica. Já a seleção deve atender “aos critérios específicos definidos pelas Forças Armadas“.

 
 
 

Ou seja, segue uma lei de 1964, que aponta os seguintes aspectos:

 
  • físico;

  • cultural;

  • psicológico;

  • moral.

 
 
 

Há um parágrafo único que aponta a necessidade de exames de saúde: “A inspeção de saúde será constituída de exames clínicos e laboratoriais que atestem que a alistada não tem limitações à prestação do serviço militar inicial”.

 
 
 

Se a mulher for incorporada – e elas podem desistir até o ato oficial de incorporação –, então se torna obrigatório. Isso significa que a militar ficará sujeita a direitos, deveres e penalidades das Forças Armadas.

FONTE/CRÉDITOS: Verde Vale Mineiros

Veja também

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )