Chapadão do Céu é conhecido pelo seu potencial agrícola elevada e qualidade de vida. Situado no sudoeste do estado de Goiás, tem o privilégio de contar com bons gestores, que se destacam no cenário político nacional, desde a sua fundação em 21 agosto de 1982, pelo visionário Sr. Alberto Rodrigues da Cunha, o primeiro prefeito do município.
Com um solo rico e geograficamente bem localizado, o município faz divisas com Serranópolis (GO), Mineiros (GO), Chapadão do Sul (MS), Costa Rica (MS) e Alto Taquari (MT), com terras planas que deram origem ao nome da cidade Chapadão do Céu conta com uma diversidade de culturas, entre elas: soja, milho, algodão e cana de açúcar.
Chapadão do Céu é um importante polo produtor de etanol e energia elétrica, através da usina CerradinhoBio, uma das maiores indústrias do setor sucroalcoleiro da América Latina. Na safra 2020/21, a CerradinhoBio encerrou com 5,0 milhões de toneladas de cana-de-açúcar esmagadas no período. Além do etanol de cana-de-açúcar, a Cerradinho também produz o etanol através da moagem de milho. Em novembro de 2019, foi inaugurada a Neomille, planta de etanol de milho, que moeu durante a safra 2020/21 465 mil toneladas de milho.
Comemorando seu 39° aniversário no dia 21 de agosto, o jovem município de Chapadão do Céu mantém ótimos números de desenvolvimento humano, um dos melhores do país. Referência na saúde, conta com um hospital municipal e unidades básicas de saúde nos bairros, oferecendo várias especialidades, com um atendimento humanizado.
As escolas e creches oferecem educação de qualidade com ótimo desempenho na avaliação do índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, incentivando os professores a cursos e capacitações que refletem em melhores salários aos professores que contam com plano de carreira para o magistério.
Chapadão do Céu tem como um dos seus principais atrativos as belezas naturais, com rios de águas cristalinas e lindas cachoeiras, com ênfase para o Parque Nacional das Emas, patrimônio natural da humanidade, uma das principais unidades de conservação do bioma do cerrado do planeta. O que possibilita para os turistas de diversos países que visitam o município, experiências únicas para os amantes da natureza. Um dos principais atrativos do parque é o fenômeno da bioluminescência, que acontece por conta de uma espécie de vagalumes que deposita seus ovos nos buracos dos cupinzeiros, iluminando local com pequenas luzes, proporcionando um espetáculo de rara beleza.
De acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas – IBGE, segundo estimativa, o município conta com aproximadamente 15 mil habitantes. Mesmo com um crescimento acelerado, município consegue atender as demandas de sua população, com excelentes serviços prestados por todas as áreas da administração pública.
No primeiro semestre de 2021, o Poder Legislativo foi destaque na imprensa devido à economia dos recursos oriundos do duodécimo, em seis meses de gestão devolveu ao prefeito municipal em exercício Vinicius Terin (MDB) a quantia histórica de R$ 1,5 milhão de reais.
Mesmo com a pandemia, o município criou novos mecanismos para continuar incentivando as indústrias a investir na cidade, e tornar o município uma terra de oportunidades para seus moradores ou para aqueles que chegam em busca de oportunidades.
Chapadão do Céu comemora seus 39 anos de fundação, desejosa de dias melhores após período pandêmico, com a esperança de continuar desfrutando de tudo que a cidade tem para oferecer em investimentos e qualidade vida de sua população.
FONTE/CRÉDITOS: ASSECOM