Alvorada FM

(64) 3634-1588

Curiosidades

Estranha forma triangular entre duas galáxias é fotografada por Telescópio Hubble

Duas galáxias disputam uma espécie de cabo de guerra, que ajudou a compor triangular em imagem

Estranha forma triangular entre duas galáxias é fotografada por Telescópio Hubble
À direita, galáxia conhecida como NGC 2445 , com seus gases. À direita, a menos brilhante NGC 2444 NASA/STScI/J. Dalcanton (Univers
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Uma forma incomum de triângulo composta por duas galáxias colidindo em uma espécie de cabo de guerra cósmico foi fotografada pelo Telescópio Espacial Hubble.

A colisão frontal entre as duas galáxias alimentou um frenesi de formação de estrelas, criando um “triângulo excêntrico de estrelas recém-formadas”, como descreveu a Nasa em comunicado à imprensa

O conjunto da dupla de galáxias em choque é chamada de Arp 143. A que está no centro do triângulo é conhecida como NGC 2445, inundada de gases que desencadeiam o nascimento de estrelas. Já sua contraparte menos chamativa é a NGC 2444.

A Nasa sugeriu que as galáxias passaram umas pelas outras, iniciando uma tempestade de estrelas explodindo em vida na galáxia NGC 2445.

“As simulações mostram que colisões frontais entre duas galáxias são uma maneira de fazer anéis de novas estrelas”, disse a astrônoma Julianne Dalcanton, do Centro de Astrofísica Computacional do Instituto Flatiron, em Nova York, e da Universidade de Washington, em Seattle, em comunicado à imprensa.

“Anéis de formação de estrelas não são incomuns. No entanto, o que é estranho neste sistema é que ele forma um triângulo. Parte do motivo é que essas galáxias ainda estão tão próximas umas das outras e a NGC 2444 ainda está segurando a outra galáxia gravitacionalmente.”

As duas galáxias estão em uma espécie de cabo de guerra. E a NGC 24444, que não está cercada pelo triângulo estelar, parece estar vencendo a batalha, disse a Nasa.

“A NGC 2444 também pode ter um halo quente invisível de gás que pode ajudar a puxar o gás da NGC 2445 para longe de seu núcleo. Portanto, elas ainda não estão completamente livres um da outra, e sua interação incomum é o que está distorcendo o anel neste triângulo”, disse Dalcanton.

A NGC 244 também é responsável por puxar fios de gás de seu parceiro, atraindo estrelas jovens e azuis que parecem formar uma ponte entre as duas galáxias.

Embora a maior parte da ação esteja acontecendo na NGC 2445, a outra galáxia da dupla foi esticada de forma estranha. Esta galáxia contém apenas antigas estelas e nenhuma formação de novas estrelas.

O Telescópio Hubble Space é uma colaboração entre a Nasa e a ESA.

FONTE/CRÉDITOS: CNN Brasil

Veja também

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )