Alvorada FM

(64) 3634-1588

Geral

Facetas dentárias: entenda sobre o procedimento e quais são os cuidados para evitar infecções

Dentistas explicam que procedimento é seguro, mas precisa de indicação. Família denuncia que Luiz Carlos das Dores, morreu de infecção generalizada

Facetas dentárias: entenda sobre o procedimento e quais são os cuidados para evitar infecções
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Após a família do funcionário público Luiz Carlos de Castro, de 56 anos, denunciar que ele morreu por infecção generalizada após colocar facetas dentárias, odontólogos explicam sobre a segurança do procedimento e os cuidados que profissionais precisam ter com os pacientes.

 

Segundo o marido, o empresário Benedito Antônio Nascimento, uma dentista colocou as facetas em Luiz, mesmo ele sendo diagnosticado com perca óssea e periodontite, o qual precisava de um tratamento específico antes da colocação. Luiz foi parar na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e morreu pouco mais de um mês do procedimento.

A doutora em dentística restauradora Paula de Carvalho Cardoso e o mestre em reabilitação oral Rafael de Almeida Decurcio, ambos de Goiânia, explicam sobre as facetas, ou lentes de contato dentárias, como devem ser feitos os procedimentos de próteses e os riscos de infecções.

 

Entenda

 

 

  • O que são as facetas ou lentes de contato dentárias?

 

Paula de Carvalho explica que a colocação de lentes de contatos cerâmicas ou também conhecidas como facetas, é um procedimento muito procurado atualmente, principalmente por causa da divulgação por famosos.

“Os procedimentos são realizados após uma correta indicação. São para pacientes que possuem alterações de cor, forma ou defeitos no esmalte dos dentes. Hoje é um procedimento muito realizado”, explica a dentista.

 

  • Como é feito o procedimento?

 

“Em alguns casos é necessário preparar a estrutura dental. A definição é feita por meio de um planejamento. As lentes podem ser injetáveis ou computadorizadas, depois volta para o cirurgião, que faz a cimentação, depois acabamento e polimento”, explica Paula.

Ainda de acordo com a odontóloga, o procedimento pode sim acarretar em problemas infecciosos e deve ser feito em pacientes que tenham boa higiene, função adequada e cuidados. Mas ela destaca que é muito seguro quando feito corretamente.

 

“É triste, perdemos uma pessoa e isso pode estar associado sim ao procedimento. É muito importante a gente escolher bons profissionais”, finaliza a Dra. Paula Carvalho.

 

 

  • Erros em procedimentos?

 

Ainda segundo a Dra., alguns profissionais têm feito os procedimentos totalmente errados por falta de conhecimento e experiência. “Alguns casos não tem a adaptação correta e até sangramento de gengiva. Requer técnica e ciência”, finaliza.

Imagem de lentes de contato que deram errado  — Foto: Arquivo Pessoal/Dra. Paula Carvalho

Imagem de lentes de contato que deram errado — Foto: Arquivo Pessoal/Dra. Paula Carvalho

 

  • Cuidados com o procedimento?

 

Segundo o Dr. Rafael de Almeida, as facetas não podem desequilibrar o sistema fisiológico da boca, e há pacientes que precisam de tratamento antes de colocar as lentes. Ele explica também que há pacientes que já possuem problemas inflamatórios graves, que precisam ser tratados.

 

"Se houver inflamação em atividade, as facetas são contraindicadas, porque o primeiro passo é o tratamento. Isso tem de estar bem entendido pelo profissional e pelo paciente", destaca o médico.

 

“Dependendo da extensão da lente, o processo pode se transformar em uma maior gravidade, que é o início da perda de estrutura óssea. Se houver controle da inflamação (periodontite), não há contraindicações da instalação das facetas”, explica Rafael.

O odontólogo ressalta que não foram as facetas que causaram a fatalidade, mas o que pode ter acontecido é uma sequencia de situações. “Se por ventura, houve alguma negligência ou falta de técnica, as soluções seriam locais. Seguramente houveram outros fatores”, disse o Dr. Rafael.

 

“É compreensível que haja uma relação pela coincidência da execução, é uma sequencia de situações que seguramente levaram à fatalidade”, finaliza o profissional.

 

Lentes dentárias que não se adaptaram à boca de paciente Goiás — Foto: Arquivo Pessoal/Dra. Paula Carvalho

Lentes dentárias que não se adaptaram à boca de paciente Goiás — Foto: Arquivo Pessoal/Dra. Paula Carvalho

FONTE/CRÉDITOS: G1 Goiás
Comentários:

Veja também

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )