Os primeiros gêmeos siameses registrados em 2026 nasceram na manhã desta terça-feira (6), no Hospital Estadual da Mulher (HEMU), em Goiânia. Os bebês Marcos e Matheus nasceram com 34 semanas de gestação, por volta das 10h, em um parto considerado de alta complexidade. Os recém-nascidos são classificados como isquiópagos tripus, um tipo raro de gemelaridade. Eles nasceram unidos pelo tórax, abdômen e bacia, compartilham a mesma genitália, possuem três pernas e apresentam uma anomalia anorretal.
Após o parto, os bebês foram encaminhados para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, onde permanecem sob acompanhamento. A mãe, Raylane, de 22 anos, passa bem e segue em observação na enfermaria do hospital. Todo o pré-natal foi realizado no HEMU, o que, segundo os médicos, contribuiu para o planejamento e a segurança do procedimento.
De acordo com o cirurgião pediátrico Zacarias Calil, que participou do parto, o caso é considerado de alta complexidade, superado em gravidade apenas pelos casos de gêmeos unidos pela cabeça.
Ainda segundo a equipe médica, os bebês devem passar por uma primeira cirurgia nas próximas 24 a 36 horas, para a realização de uma colostomia, procedimento necessário para garantir o funcionamento adequado do intestino. A cirurgia de separação está prevista para quando os gêmeos tiverem entre 8 meses e 1 ano de idade, a depender da evolução clínica.
A família é natural de Canarana, no interior do Mato Grosso, e percorreu cerca de 600 quilômetros até Goiânia em busca de atendimento especializado.