Alvorada FM

(64) 3634-1588

Mundo

Órfão de pai, aluno de escola pública da zona rural de Goiás é escolhido para ser 'embaixador' nos EUA

Mateus Silva de Oliveira, de 17 anos, disputou a oportunidade com outros 8.977 alunos em todo Brasil.

Órfão de pai, aluno de escola pública da zona rural de Goiás é escolhido para ser 'embaixador' nos EUA
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Curioso e apaixonado pelos estudos, Mateus Silva de Oliveira, de 17 anos, foi selecionado para participar do programa Jovem Embaixador, que leva estudantes de escolas públicas para fazer um intercâmbio de curta duração em Washington, nos Estados Unidos. Morador de Cristianópolis, no sul de Goiás, o adolescente é órfão de pai e conta que recebeu incentivo do abrigo onde ele vive para seguir o sonho de estudar fora.

 

“A educação para mim significa tudo, porque com a educação eu vou ter novas oportunidades, novas portas vão se abrir para mim e vão fazer com que eu consiga todas as outras coisas na vida”, disse o estudante à TV Anhanguera.

 

Mateus aprendeu a falar inglês na instituição onde mora atualmente. Além de se destacar nos conhecimentos de língua inglesa, o estudante também tem bom desempenho em matemática, química e física. Ele chega a ajudar os colegas da instituição nas tarefas escolares.

 

 

 

"Eu sempre quis inspirar e ajudar as crianças que passam pela mesma situação que eu", disse o estudante.

 

Para o "jovem embaixador", participar do programa de intercâmbio é uma experiência muito gratificante. Ele disputou a oportunidade com outros 8.977 alunos em todo Brasil, dos quais 46 foram selecionados. "O que me motiva a estudar é a curiosidade e a vontade de aprender. Sempre gostei muito de aprender", contou.

Mais um selecionado

 

Em Goiás, outro estudante também está na lista de selecionados no programa. Aos 17 anos, Michael Douglas diz que aprendeu a falar inglês sozinho e que participar do Jovem Embaixador é uma realização pessoal.

Conforme a Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc), Michael contou com os incentivos da professora de inglês do Comando de Ensino da Polícia Militar de Goiás José Carrilho para participar do programa.

Michael contou que não imaginava passar nas avaliações do programa e que até pensou em desistir, mas que recebeu muito apoio para continuar no processo seletivo.

 

Programa Jovens Embaixadores

 

O Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa do Departamento de Estado norte-americano. No Brasil, a coordenação fica a cargo da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos da América, em parceria com todas as secretarias estaduais de Educação, o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e outras instituições.

Os estudantes interessados em participar do intercâmbio de curta duração nos Estados Unidos da América (EUA) precisam ser alunos do Ensino Médio da rede pública, ter fluência oral e escrita em inglês, ser comunicativo, demonstrar perfil de liderança e iniciativa, além de estar envolvido em iniciativas de empreendedorismo ou impacto social em suas comunidades. A viagem acontecerá entre os meses de janeiro e fevereiro de 2024.

FONTE/CRÉDITOS: G1 Goiás

Veja também

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )