Alvorada FM

(64) 3634-1588

Geral

Sapo-foguetinho: conheça anfíbio de dois centímetros que pode virar símbolo do Cerrado

Conhecido internacionalmente como Goiás Rocket Frog, espécie foi descoberta em 1970.

Sapo-foguetinho: conheça anfíbio de dois centímetros que pode virar símbolo do Cerrado
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Rápido e arisco. Assim é definido o sapo-foguetinho, espécie de anfíbio que foi registrada em Goiás em 1970, e desde então, não foi localizada em nenhuma outra parte do mundo. Pesquisadores goianos realizam estudo para garantir a preservação do animal e torná-lo símbolo da luta pela conservação do Cerrado.

O projeto Sapo-foguetinho do Cerrado teve início em 2021, quando a espécie estava ameaçada de extinção. Para Gabryella Mesquita, pesquisadora envolvida no projeto, identificar e proteger o sapo-foguetinho é também preservar o bioma. “Conhecemos pouquíssimas populações que estão em locais muito propícios ao desmatamento. Temos muitas espécies em risco em um ambiente extremamente ameaçado, que é o Cerrado”, considerou a pesquisadora do Instituto Boitatá.

Veio daí a ideia de tornar a espécie símbolo de preservação do bioma Cerrado. "Muitas vezes, os anfíbios são vistos como bichos asquerosos, nojentos, feios. Queremos mudar esse pensamento e mostrar que não temos só o lobo-guará, a onça pintada, o tamanduá bandeira, que são maravilhosos. Temos também um sapinho que representa a riqueza da nossa biodiversidade”, argumentou.

 

Quase ameaçado

Em 2014, o sapo-foguetinho entrou para a lista nacional oficial de espécies da fauna brasileira ameaçadas, e foi classificado como espécie “em perigo” de extinção. Em 2022, a lista foi atualizada e a espécie mudou para o status “quase ameaçado”, graças a estudos que permitiram identificar e registrar localizações onde o sapo está presente.

No entanto, a pesquisadora Gabryella Mesquita alerta que, apesar do menor risco de desaparecimento, os esforços para proteger a espécie não podem parar. “Se comparado a ecossistemas como a Amazônia e a Mata Atlântica, o Cerrado é um bioma que recebe pouca atenção em relação a políticas públicas de conservação”, pontuou.

 

Projeto

 

Espécie desapareceu de área da zona rural de Goiânia, onde já havia sido registrada. — Foto: Divulgação / Instituto Boitatá

Espécie desapareceu de área da zona rural de Goiânia, onde já havia sido registrada. — Foto: Divulgação / Instituto Boitatá

FONTE/CRÉDITOS: g1 Goiás

Veja também

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )