Alvorada FM

(64) 3634-1588

Geral

Aparecida de Goiânia tem 1º caso identificado no Brasil de cepa da dengue mais disseminada no mundo, diz Fiocruz

Identificação foi realizada em fevereiro em uma amostra referente a um caso ocorrido no final de novembro na cidade da Região Metropolitana da capital

Aparecida de Goiânia tem 1º caso identificado no Brasil de cepa da dengue mais disseminada no mundo, diz Fiocruz
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Aparecida de Goiânia tem o primeiro caso identificado no Brasil do genótipo cosmopolita do sorotipo 2 do vírus da dengue, que é considerado o mais disseminado no mundo. A linhagem é presente na Ásia, no Pacífico, no Oriente Médio e na África. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (5) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A identificação foi realizada em fevereiro em uma amostra referente a um caso ocorrido no final de novembro na cidade da Região Metropolitana de Goiânia. O estudo é da Fiocruz, em parceria com o Laboratório Central de Saúde Pública de Goiás (Lacen-GO).

Segundo a Fundação Oswaldo Cruz, a detecção foi comunicada imediatamente às secretarias municipal e estadual de Saúde e ao Ministério da Saúde (MS).

g1 entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida de Goiânia, com a Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO), por mensagens enviadas por volta das 19h30 desta quinta-feira, e com o MS, por e-mail enviado às 19h38, para saber um posicionamento em relação ao caso e aguarda retorno.

 

 

Larvas do mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, Goiânia, Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Larvas do mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, Goiânia, Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

 

Cepa mais disseminada no mundo

 

O genótipo cosmopolita do sorotipo 2 do vírus da dengue está presente na Ásia, no Pacífico, no Oriente Médio e na África, mas nunca havia sido encontrado no território brasileiro.

De acordo com a Fiocruz, a identificação em Aparecida representa o segundo registro oficial desse genótipo nas Américas. O primeiro foi após um surto em Madre de Dios, no Peru, em 2019.

A Fundação explica que o vírus da dengue possui quatro sorotipos, são eles: 1, 2, 3 e 4. Segundo eles, cada um pode ser subdividido em diferentes genótipos, por causa das variações genéticas. De acordo com o estudo, o genótipo cosmopolita é um dos seis genótipos do sorotipo 2.

Atualmente, a linhagem asiático-americana, que também pode ser denominada como genótipo 3 do sorotipo 2, é a que circula no Brasil. No entanto, como o genótipo cosmopolita tem a capacidade de se espalhar facilmente, a chegada dessa cepa território brasileiro gera uma preocupação aos pesquisadores, segundo a Fiocruz.

Mosquito Aedes aegypti é responsável por transmitir a dengue. — Foto: Reprdoução/EPTV

Mosquito Aedes aegypti é responsável por transmitir a dengue. — Foto: Reprdoução/EPTV

 

Pesquisadores descartam relação com surto em Goiás

 

Segundo o Ministério da Sáude (MS), a cada 100 mil moradores de Goiás, 1,3 mil têm ou tiveram dengue em 2022. O órgão indica que essa incidência é cinco vezes maior do que a média em todo o Brasil, que é de 254 diagnósticos para cada grupo do mesmo número de pessoas. Apesar disso, os pesquisadores da Fiocruz descartam a aparição da nova cepa com o surto vivido no estado.

De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz, a possibilidade de associação entre a linhagem cosmopolita e o aumento de casos no estado goiano é descartada, até o momento, com base no sequenciamento genético de amostras feito em Goiás.

O estudo apurou, ao todo, cerca de 60 genomas nas duas primeiras semanas de fevereiro. As amostras encontradas eram do sorotipo 1 e do sorotipo 2 e apenas uma delas era do genótipo cosmopolita. As demais, conforme a Fiocruz, eram do genótipo asiático-americano.

FONTE/CRÉDITOS: G1 Goiás

Veja também

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )