Dois trabalhadores ainda seguem internados na manhã desta segunda-feira (19), após um vazamento de amônia na indústria da BRF de Rio Verde, no sudoeste de Goiás. Um funcionário morreu e outros nove foram liberados após serem atendidos em uma unidade de saúde.
A informação sobre a internação e liberação dos pacientes foi confirmada pela TV Anhanguera. Um dos internados está em estado grave e foi encaminhado para o Hospital do Câncer de Rio Verde, outro está em observação na enfermaria da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade.
As identidades dos pacientes não foram divulgadas, por isso, o g1 não conseguiu atualizar o estado de saúde detalhado de cada um deles até a última atualização desta reportagem.
O g1 entrou em contato por e-mail com a BRF, na manhã desta segunda-feira, a fim de saber se a indústria já voltou a funcionar e quais medidas estão sendo tomadas após o ocorrido, e aguarda resposta.
Ainda no domingo, a empresa lamentou o ocorrido e disse que o vazamento foi controlado. A empresa disse que, assim que tomou conhecimento do fato, acionou os bombeiros e evacuou o local. A companhia disse ainda que investiga as causas do incidente e que acompanha o estado de saúde dos colaboradores e "terceiros" encaminhados para atendimento médico.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/k/Z/tqh7UWQHA18YW85OF8dA/bombeiro-amonia.jpg)
Vazamento de amônia na BRF deixa uma pessoa morta e trabalhadores intoxicados em Rio Verde — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros
O vazamento aconteceu na tarde de domingo (18), e o Corpo de Bombeiros foi chamado para o socorro aos funcionários. O tenente Sebastião Junior disse que as equipes encontraram uma “grande nuvem” de amônia.
“Infelizmente, dois deles realizavam um trabalho em altura, o que provavelmente fez com que a saída deles fosse um pouco retardada, de maneira que atingiu gravemente esses dois trabalhadores. Algumas vítimas foram menos graves”, disse.
O delegado Danilo Fabiano disse que a Polícia Civil vai instaurar um inquérito para investigar o caso. Ele contou que uma equipe da perícia foi requisitada no local para verificar as causas da morte.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/f/0/SbhJdwTgamwt2mERaFBQ/amonia-rio-verde.jpg)
Bombeiros em atendimento na indústria da BRF onde houve vazamento de amônia — Foto: Divulgação/CBMGO