Um filhote de anta foi resgatado com ferimentos depois do incêndio que destruiu mais de 30 mil hectares no Parque Nacional das Emas. Segundo o biólogo Ayrton Katsuyama, o animal sofreu queimaduras de terceiro grau em 40% do corpo e perdeu a visão dos dois olhos.
“Ele foi encontrado em um estado crítico. A nossa maior preocupação é que, além de inalar fumaça, ele inalou fogo pelas vias respiratórias. Por isso, terá de passar por um período delicado de recuperação”, explicou.
O animal foi encontrado por um trabalhador rural na manhã da última quarta-feira (14), na região conhecida como Morro Vermelho, que fica a cerca de 20 km da área destruída pelo fogo. Em seguida, ele foi levado para o Instituto Ayumi Aventureira, em Mineiros, na região sudoeste de Goiás, onde está recebendo os cuidados necessários.
“Os ferimentos foram lavados, passamos pomadas para queimaduras e fizemos os curativos, que são trocados todos os dias. Realizamos a limpeza e a retirada das áreas necrosadas”, afirmou.
A acadêmica de veterinária Raiane Alves de Oliveira, voluntária no Instituto Ayumi, segura filhote de anta com curativos após incêndio no Parque Nacional das Emas, Goiás.
O filhote, que segundo o biólogo tem cerca de um mês, ficará no instituto até que seja avaliada a possibilidade de ele ser devolvido à natureza. No entanto, o especialista explica que existe uma grande chance de, por conta da gravidade dos ferimentos, o animal não conseguir se adaptar ao seu habitat natural.
“Como ele ficou cego, ele terá bastante dificuldade de voltar para a mata. A mãe do filhote também não o aceita mais e o descarta", afirmou.
![]() |
ResponderEncaminhar
|
FONTE/CRÉDITOS: G1
Comentários: