Alvorada FM

(64) 3634-1588

Geral

Filhote de anta è resgatado com queimaduras após incêndio no Parque Nacional das Emas

“Ele foi encontrado em um estado crítico. A nossa maior preocupação é que, além de inalar fumaça, ele inalou fogo pelas vias respiratórias.

Filhote de anta è resgatado com queimaduras após incêndio no Parque Nacional das Emas
Reprodução
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando
Um filhote de anta foi resgatado com ferimentos depois do incêndio que destruiu mais de 30 mil hectares no Parque Nacional das Emas. Segundo o biólogo Ayrton Katsuyama, o animal sofreu queimaduras de terceiro grau em 40% do corpo e perdeu a visão dos dois olhos.
 
“Ele foi encontrado em um estado crítico. A nossa maior preocupação é que, além de inalar fumaça, ele inalou fogo pelas vias respiratórias. Por isso, terá de passar por um período delicado de recuperação”, explicou.
 
O animal foi encontrado por um trabalhador rural na manhã da última quarta-feira (14), na região conhecida como Morro Vermelho, que fica a cerca de 20 km da área destruída pelo fogo. Em seguida, ele foi levado para o Instituto Ayumi Aventureira, em Mineiros, na região sudoeste de Goiás, onde está recebendo os cuidados necessários.
 
“Os ferimentos foram lavados, passamos pomadas para queimaduras e fizemos os curativos, que são trocados todos os dias. Realizamos a limpeza e a retirada das áreas necrosadas”, afirmou.
 
A acadêmica de veterinária Raiane Alves de Oliveira, voluntária no Instituto Ayumi, segura filhote de anta com curativos após incêndio no Parque Nacional das Emas, Goiás.
 
O filhote, que segundo o biólogo tem cerca de um mês, ficará no instituto até que seja avaliada a possibilidade de ele ser devolvido à natureza. No entanto, o especialista explica que existe uma grande chance de, por conta da gravidade dos ferimentos, o animal não conseguir se adaptar ao seu habitat natural.
 
“Como ele ficou cego, ele terá bastante dificuldade de voltar para a mata. A mãe do filhote também não o aceita mais e o descarta", afirmou.
 
 
 
 
FONTE/CRÉDITOS: G1
Comentários:

Veja também

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )