Uma foto mostra a estrela que representa o estado de Goiás na bandeira do nacional no ponto mais alto da pirâmide vermelha do Centro Cultural Oscar Niemeyer (Ccon). A imagem, de autoria do astrônomo Pedro Cunha em parecia com clube de astronomia Plêiades do Sul, foi tirada em Goiânia durante um dos encontros de amantes da astronomia.
De acordo com Pedro, o registro é de 2019, mas foi publicado novamente nas redes do clube nesta sexta-feira (14). A estrela que aparece no topo de um dos cartões postais mais famosos do estado é a Canopus, da constelação do Cão Maior, que representa Goiás na bandeira do Brasil.
O co-fundador do clube, Ary Martins, estava com Pedro no dia em que a foto foi tirada e explica o simbolismo registrado na imagem e a disposição das estrelas na bandeira que representam os estados brasileiros.
"A pirâmide do Oscar Niemeyer toca, metaforicamente, a estrela que é símbolo de Goiás, porque é a estrela Canopus que representa Goiás na bandeira do Brasil. Na bandeira do Brasil você tem 27 estrelas que são representativas dos 26 estados, mais do Distrito Federal. Cada uma é representada por uma estrela", explicou.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/m/M/FGBsHWQcu6BouOcA3nsQ/padrao-foto-texto-g1-2025-09-14t103851.173.jpg)
Estrela que representa o estado de Goiás na bandeira do Brasil — Foto: Divulgação/Governo Federal
Homenagem
Pedro conta que naquela noite o clube organizava mais um de seus encontros em parques com telescópios para a divulgação da astronomia para o grande público. Ele lembra que o grupo fazia um observação da Lua com binóculos e telescópios no Ccon quando avistaram a estrela.
"Eu olhei para a pirâmide e, do ângulo que eu estava, já estava bem alinhado. Daí tive a ideia de registrar", conta sobre o acaso que permitiu o enquadramento perfeito.
Segundo ele, o céu estava muito bonito naquela noite, a câmara estava na mão e no momento em que viu a estrela pensou em como esta seria uma boa forma de homenagear Goiás registrando esses dois "monumentos" juntos.
Comentários: