Um abatedouro clandestino de suínos foi interditado nesta terça-feira (29/4) na cidade de Aragoiânia. O local funcionava de forma irregular em uma fazenda próxima à zona urbana do município, localizada na região Metropolitana de Goiânia, a cerca de 35 km da capital. Durante a fiscalização, mais de uma tonelada de carne suína imprópria para o consumo e 40 latas de banha animal e vísceras foram apreendidas.
O local funcionava sem qualquer tipo de licença ou controle oficial. Os fiscais encontraram condições insalubres e de risco sanitário em todas as etapas da produção, desde a criação dos animais até o abate e armazenamento da carne.
A criação era feita sem cadastro ou acompanhamento técnico, em desacordo com as normas ambientais e sanitárias. O abate era realizado de forma rudimentar e a manipulação da carne feita com equipamentos sujos e enferrujados, sem qualquer protocolo de higiene.
Descarte de material
A operação foi realizada pela Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Vigilância Sanitária. O local foi interditado e todo o material foi inutilizado e descartado, de acordo com as normas sanitárias.
Além dos riscos à saúde, o abate clandestino configura diversos crimes previstos em lei. O responsável pelo local pode responder por crime contra as relações de consumo, com pena de até 5 anos de prisão; afirmação falsa ou enganosa sobre produtos, ou serviços, com pena de até 1 ano de detenção; maus-tratos a animais, com pena de até 1 ano de reclusão.
As denúncias sobre abate ou comercialização irregular de produtos de origem animal podem ser feitas diretamente aos canais oficiais da Agência, como o 0800 646 1122.