Goiás será o primeiro estado brasileiro a sediar um Hub de Remineralizadores, um centro de excelência dedicado à pesquisa e aplicação de tecnologias sustentáveis para remineralização de solos. O anúncio foi feito durante o lançamento do Programa Goiano de Remineralizadores (PROREM-GO) nesta segunda-feira (8/12), no auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa (Funape).
O Hub de Remineralizadores, que será administrado pelo governo federal, focará em sustentabilidade agroambiental e eficiência de fertilizantes no Centro-Oeste. Ele contará com a colaboração do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Embrapa, Universidade Federal de Goiás (UFG) e Fundação de Amparo à Pesquisa (Funape).
O Programa Goiano de Remineralizadores (PROREM-GO) terá um investimento de R$ 20 milhões do Tesouro Estadual até 2025 e visa implementar práticas sustentáveis na mineração e na agricultura. A busca iniciativa alinhar-se com os objetivos da Agenda 2030 das Nações Unidas.
Lívia Parreira, coordenadora do PROREM-GO, explicou que as ações do programa incluirão a análise das áreas de produção mineral, diagnóstico e mapeamento de laboratórios, e validação da eficiência agronômica para registro no Mapa. O programa também investigará o sequestro de carbono, biointemperismo e monitoramento climático com o uso de remineralizadores, além de promover capacitação e apoio a programas de pós-graduação.
Goiás já possui nove produtos registrados no Mapa e, com o PROREM-GO, pretende avaliar 65 produtos potenciais para atender todas as regiões do estado. O estado é o primeiro a registrar um remineralizador de solos para uso agrícola no Mapa.