O Ministério da Saúde divulgou, nesta segunda-feira (26/4), uma nota técnica que orienta todas as unidades da Federação para a sequência da vacinação contra a Covid-19. Após finalizar o público entre 60 e 64 anos e as forças de segurança, pessoas com Síndrome de Down, doenças renais com necessidade de diálise e gestantes com comorbidades devem ser as próximas vacinadas.
De acordo com o órgão federal, as pessoas com a trissomia do cromossomo 21 “possuem elevado risco para complicações pela Covid-19, bem como historicamente uma expectativa de vida reduzida”. Por este motivo, seguir apenas o critério de faixa etária seria ignorar o risco desta população.
Já os pacientes renais em diálise devem receber a dose do imunizante por causa do risco potencializado “à exposição pelo procedimento frequente, muitas vezes em ambiente hospitalar, além de habitualmente apresentarem comorbidades adicionais”. O ministério orienta ainda que esses pacientes devem ser vacinados nas próprias clínicas de diálise.
Com relação às gestantes com comorbidades, a pasta entende que elas “possuem risco obstétrico elevado independentemente da idade, sendo ainda habitualmente indivíduos de menor faixa etária, de tal forma que seguir a estratificação por faixa etária neste grupo atrasaria a vacinação daquelas em maior risco”.
Confira a lista de prioridade I:
Pessoas com Síndrome de Down, independentemente da idade;
Pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise) independentemente da idade;
Gestantes e puérperas com comorbidades, independentemente da idade;
Pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos;
Pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos.
Na fase II, o Ministério da Saúde pede para que sejam vacinados proporcionalmente, de acordo com o quantativo de doses, segundo as faixas de idade de 50 a 54 anos, 45 a 49 anos, 40 a 44 anos, 30 a 39 anos e 18 a 29 anos:
Pessoas com comorbidades;
Pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no BPC;
Gestantes e puérperas independentemente de condições pré-existentes.