Um grupo suspeito de integrar uma facção criminosa especializada em aplicar golpes na venda de carros de luxo foi alvo da Operação Mensa Ficta, deflagrada nesta quarta-feira (6). A ação cumpriu seis mandados de prisão preventiva e seis de busca e apreensão em cidades de Goiás, Minas Gerais e Santa Catarina. Mais de R$ 1 milhão em bens foram bloqueados.
As investigações apontaram que os suspeitos estavam comercializando veículos de alto valor por meio pagamentos fictícios e causando prejuízos milionários a vítimas em diversos estados. Não foi detalhado como funcionava o esquema utilizado pelo grupo. Os 12 mandados foram cumpridos em Pires do Rio, Ituiutaba (MG) e nas cidades catarinenses de Joinville e Chapecó.
Além das prisões e buscas, a polícia bloqueou valores e bens dos suspeitos para garantir ressarcimento às vítimas. O grupo também pode responder por estelionato, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Não foi informado até o momento quantas prisões foram realizadas e nem o material apreendido na operação.
Mais detalhes devem ser informados ao longo do dia.
A operação foi conduzida pela Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic), com o apoio das polícias civis de Santa Catarina e Minas Gerais.
O caso continua sendo investigando para identificar outros envolvidos na associação criminosa e a polícia não descarta novas diligências.