O incêndio na Chapada dos Veadeiros mobiliza, no total, cerca de 100 pessoas, entre bombeiros, brigadistas e voluntários que estão se revezando no combate às chamas para evitar que o fogo chegue ao Parque Nacional, informou o Corpo de Bombeiros. O fogo segue fora dos limites do parque e apresenta três linhas de fogo na mata.
O incêndio teve início neste domingo (2). Além da equipe do Corpo de Bombeiros, há equipes do Instituto Chico Mendes (ICMBio), Brigada Voluntária Ambiental de Cavalcante e de São Jorge e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
O fogo atinge a mata em um terreno montanhoso que dificulta o acesso das equipes que estão trabalhando no combate ao fogo. O Corpo de Bombeiros informou que o incêndio atinge uma área de mais de 1,8 mil hectares na zona rural de Cavalcante, nas proximidades da Estrada para Colinas do Sul.
Dificuldades de acessar os locais com fogo
O brigadista Luciano Alves disse, em entrevista à TV Anhanguera, sobre as dificuldades de acesso aos locais com foco de incêndio. Luciano declarou que os brigadistas chegam no local já desgastados e param um pouco para recobrar as energias (veja o vídeo acima).
“Quando tem um acesso melhor assim, a gente chega mais perto de carro. Quando não tem, a gente gasta uma hora andando, sobe morro, desce morro, até ter acesso ao fogo”, relatou.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/Q/N/XOnPheTRAXIsQBGBff8g/foto-g1v2-9-.jpg)
Incêndio na Chapada dos Veadeiros: cerca de 100 pessoas se revezam 24 horas para evitar que fogo chegue a parque nacional em Cavalcante, Goiás, dizem bombeiros — Foto: Divulgação/Brivac - Felipe Colens