Foram indiciadas por homicídio culposo por negligência as médicas Daniella Carvalho Ferreira e Isabella Helena Caixeta de Oliveira, que atenderam Ravi de Souza Figueiredo, de 2 anos. O menino morreu após um procedimento para retirar um grão de milho no nariz, em Goiatuba, região sul de Goiás.
Ravi morreu no dia 5 de abril de 2025, mas o caso foi divulgado pela família três meses depois, em julho.
Em entrevista à TV Anhanguera, o delegado do caso, Sérgio Henrique, disse que o laudo da morte de Ravi apontou erro médico ocasionado pelo atendimento recebido em Goiatuba. "Elas [as médicas] justificaram que o procedimento de inserção de ar comprimido nas narinas é comum, que pode ter 1% só de intercorrência," informou o delegado.
O delegado apontou que se a equipe médica tivesse feito um exame de raio-x, talvez teria evitado a morte de Ravi.
"Essa criança tinha que ter sido encaminhada direto para um raio-x porque no próprio exame conseguiria diagnosticar de imediato. A criança ficou lá por muito tempo, foi pra casa e voltou, só no outro dia de manhã que fizeram o raio-x e ele veio a óbito," disse o delegado.
Ao g1, o advogado da família, Vinícius Dias, disse que vai auxiliar o Ministério Público durante o processo criminal. Em nota, a defesa disse que "será firme, técnica e combativa, com o propósito de contribuir para que o julgamento reflita, de forma justa, a gravidade do ocorrido e a necessidade de prevenção de condutas semelhantes no futuro".
O MP informou ao g1 que recebeu o inquérito policial no final de julho e aguarda informações técnicas complementares requisitadas ao Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego).
Tipificação
Ao g1, o delegado explicou que homicídio culposo acontece quando uma pessoa tira a vida de outra sem ter a intenção de matar, mas por descuido, imprudência, imperícia ou negligência. Sérgio ainda deu alguns exemplos para a reportagem:
- Negligência – deixar de tomar cuidado que deveria. Exemplo: médico que não acompanha um paciente em estado grave e este morre.
- Imprudência – agir de forma precipitada e perigosa. Exemplo: dirigir acima da velocidade em área escolar.
- Imperícia – falta de habilidade técnica para realizar algo. Exemplo: operador de máquina sem treinamento que a usa de forma errada e causa a morte de alguém.
Entenda o caso
De acordo com a família, Ravi colocou um caroço de milho de pipoca em uma das narinas e, em seguida, mostrou para ele e para a companheira. Josenilson contou que ele e a mãe do menino tentaram retirar o grão antes de levar o filho ao hospital, mas não conseguiram. Segundo a família, os primeiros atendimentos foram realizados no Hospital Municipal de Goiatuba.
Josenilson contou que a equipe do hospital tentou retirar o caroço de milho de pipoca com uma pinça, mas não teve sucesso. Ele relatou que, em seguida, um profissional da equipe utilizou uma espécie de “cânula de borracha”, por onde saía ar, inserida na narina do menino duas vezes. No entanto, o caroço não saiu, e logo em seguida a criança vomitou.
O pai disse que notou que, logo após o procedimento, a barriga da criança ficou inchada. Segundo ele, a equipe médica afirmou que isso era normal. Em seguida, foi administrado um remédio para gases e a criança ficou em observação por algumas horas. Depois disso, recebeu alta.
Novamente no hospital, a equipe aplicou uma medicação e realizou exames na criança, segundo o pai. Depois disso, um pediatra informou que seria necessário transferi-lo para Goiânia. Ele foi levado para uma ambulância, mas, a caminho da capital, passou mal, teve dificuldade para respirar e morreu no Hospital Municipal de Hidrolândia, onde foi atendido às pressas.
"Vi a hora que a enfermeira baixou a cabeça (...) Ela falou: Infelizmente, seu filho veio a óbito. Aí eu já entrei em desespero", contou a mãe, Priscila Marta de Souza, à TV Anhanguera.
Investigação
O laudo da Polícia Científica apontou que a causa da morte foi insuficiência respiratória aguda. À TV Anhanguera, o delegado Sérgio Henrique Alves disse que, de acordo com o médico legista, o procedimento realizado no hospital foi incorreto.
A defesa da família confirmou que, após os procedimentos para tentar retirar o grão de milho, a criança sofreu perfurações no pulmão e no estômago.