A Prefeitura de Aparecida de Goiânia levanta se o acidente em uma usina de asfalto causa forte cheiro na Grande Goiânia nesta quinta-feira (10). De acordo com Claudio Everson, secretário de Meio Ambiente de Aparecida (Semma), o levantamento está sendo feito por equipes técnicas após a confirmação do incidente, que aconteceu por volta de 3h, na Fazenda Santo Antônio.
“Estamos usando equipamentos que fazem a medição da poluição atmosférica, da contaminação da água e do solo. Assim que tiver um relatório, vamos propor ações mitigatórias sobre esse processo de contaminação”, disse.
O tenente Leomar Machado, do Corpo de Bombeiros, afirmou que houve uma explosão em uma caldeira, causada por um super aquecimento ou curto-circuito, que ocasionou o derramamento de óleo no local. Segundo as investigações, o óleo seria o responsável pelo mau cheiro.
“Esse cheiro é proveniente desse produto que foi derramado lá e está exalando esse cheiro forte. Agora, o produto especificamente, os técnicos falaram que é um derivado da produção de piche, mas não falaram o nome”, explicou o tenente.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/x/A/EtGAXGRga6x4qw1JDLzg/acidente-pedreira.jpg)
Prefeitura de Aparecida levanta se acidente em pedreira pode ter causado forte cheiro na Grande Goiânia — Foto: Júlia Alves/g1 Goiás
De acordo com o dono da usina, um curto motor de circulação, de óleo, causou o rompimento, vazamento e incêndio de pequena proporção no local. Segundo o proprietário, a fumaça da queima causou o odor, que foi controlado rapidamente. Moradores contaram que o cheiro é similar ao gás de cozinha e relataram mal-estar.
“Aqui no Jardim Bela Vista o cheiro está insuportável. Eu acordei 3h porque a janela estava entreaberta, fui até verificar minha válvula de gás. Está causando náuseas, o meu nariz está um pouco congestionado e estou sentindo dificuldade para respirar”, contou Maria Francisca.

Moradores reclamam de mau cheiro na Grande Goiânia
Em nota, a Prefeitura de Goiânia informou que foram mobilizadas equipes da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) e da Defesa Civil para levantar informações sobre a possível causa do mau cheiro. Segundo a prefeitura, não foi registrado atendimento nas unidades de saúde referente ao problema (veja a nota completa abaixo).
Ao g1, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia afirmou que fiscais de Meio Ambiente e a equipe da Defesa Civil estão em operação para apurar o caso e instaurar medidas necessárias.
O Corpo de Bombeiros informou que utiliza um equipamento chamado "Multigás", que identifica possíveis gases tóxicos no ar, mas até a última atualização desta reportagem nada grave foi encontrado.
Em entrevista ao g1, capitão Sayro disse que a quinta equipe foi deslocada para uma região de Aparecida de Goiânia.
"De manhã, recebemos informações de moradores que o mau cheiro pode ter origem na região das pedreiras. Por isso, já deslocamos uma equipe para o local, explicou o capitão.
Segundo o tenente, a indicação para os moradores é evitar ficar próximo do foco do odor e, caso sinta algum desconforto, procure uma unidade médica para fazer uma avaliação mais detalhada.

Bombeiros trabalham para identificar origem e eliminar o odor em Goiânia e Aparecida
Nota da Prefeitura de Goiânia
Em relação ao relato de mau cheiro, percebido em alguns bairros da Região Sudeste da capital, a Prefeitura de Goiânia informa o que se segue:
- Desde o início da manhã, foram mobilizadas equipes da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA) e da Defesa Civil para levantar informações sobre a possível causa.
- Até o momento, não foi registrado atendimento nas unidades de saúde referente a este fenômeno.
- Não existe nenhuma anormalidade na operação da Pedreira Municipal, que não teve detonação.