As principais cidades turísticas de Goiás cancelaram os festejos do Carnaval neste ano devido a pandemia da Covid-19. Decretos municipais foram publicados para evitar as aglomerações e por consequência a disseminação do coronavírus. Até o momento como foi apurado pelo Jornal Opção, as medidas estão sendo cumpridas pela população.
Em Caldas Novas, até agora foram fiscalizados 32 estabelecimentos, entre, bares, restaurantes, Pit-Dogs, clubes, hotéis e condomínios. O departamento de Fiscalização da Vigilância Sanitária já multou dois estabelecimentos. O município que tem tradicionalmente os carnavais de rua teve os eventos cancelados pela prefeitura.
Já o ponto facultativo foi decretado de segunda-feira, 15, até às 12h da quarta-feira de cinzas, 17, funcionários da administração municipal estarão dispensados do trabalho. O decreto municipal limita a capacidade de ocupação dos hotéis em 70% e em condomínios em 50%, além da proibição de comercialização e limite de funcionamento de bares e restaurantes até à 00h.
Três Ranchos
O município de Três Ranchos, por meio do secretário municipal da Fazenda e Turismo, Agnaldo de Oliveira disse que foi realizado um trabalho de conscientização e fiscalização durante esses dias. “Não tivemos nenhum registro de aglomeração, está sendo bem tranquilo”, relatou.
A cidade que publicou um novo decreto, onde permanece a situação de emergência na saúde pública até o dia 8 de março de 2021. Ficou determinado ainda que os hotéis devem respeitar o limite de 50% da capacidade de acomodação, ficando autorizado o uso de restaurantes exclusivamente para os hóspedes, seguindo protocolos específicos estabelecidos. Aderindo também a Lei Seca, com o funcionamento de bares, restaurantes, disk bebidas até as 23h30.
Cidade de Goiás
Na Cidade de Goiás, a assessoria da prefeitura informou que não houve nenhuma ocorrência, concretizando um fim de semana tranquilo. Neste ano não será realizado nenhum tipo de evento no município durante o feriado de Carnaval. O novo decreto publicado pelo município acompanha o documento estadual, de proibição de venda de bebidas alcoólicas após às 22h.