Um semáforo foi instalado em cima de uma rampa de acesso para cadeirantes em Jataí, no sudoeste de Goiás, na última semana. Mais especificamente, na rua Honorato de Carvalho. A barreira eletrônica tem impedido a travessia dos deficientes físicos pela faixa de pedestres.
Depois que o semáforo foi instalado, a pista, que era de mão dupla, passou a ser mão única. Segundo a prefeitura de Jataí, a mudança precisava ser sinalizada com semáforo com urgência e por isso foi construída em cima da rampa (que era o único lugar possível, de acordo com a administração).
A prefeitura afirmou que um novo acesso deve ser criado na calçada, mas não disse quando.
A Associação dos Deficientes Físicos do Estado de Goiás (Adfego) criticou a situação. O advogado da instituição, André Campos, explicou ao G1 que o funcionalismo público deve agir com legalidade e que a lei garante à pessoa com deficiência, o livre acesso.
“A rampa de acesso vem como forma de facilitar a livre locomoção da pessoa com deficiência. Infelizmente, este é mais um dos casos em que percebemos o despreparo da administração pública quanto a atender as necessidades de uma determinada minoria”, ressalta.