A variante P1, identificada pela 1ª vez em Manaus (AM), já predomina entre os casos positivos de coranavírus registrados em Goiânia nas últimas semanas. O secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso, anunciou nesta quarta-feira (17) que esta cepa foi identificada em 28 de 30 amostras colhidas de forma aleatória em pacientes de todas as regiões da capital.
"Apesar de ser uma amostragem pequena, esse dado de positividade, do ponto de vista epidemiológico, traduz em prevalência maior. Na hora que transformo essa amostragem de 30 para o cenário da capital e tenho 93% do achado, fica praticamente definida que seja essa cepa a predominante em Goiânia", declarou o secretário.
Essa linhagem também foi encontrada em pacientes de Anápolis, Catalão e Águas Lindas de Goiás, onde uma idosa de 60 anos morreu com a doença. A Superintendente de Vigilância em Saúde do estado (SES), Flúvia Amorim, informou que ela está em estágio de transmissão comunitária no estado.
Segundo Pedroso, a P1 tem maior poder de contágio e provoca a internação de pessoas mais jovens, diferentemente do que se observava na onda anterior, no ano passado, quando pessoas mais idosas e com comorbidades eram as que mais precisavam ser hospitalizadas.
Comentários: