Um homem cego voltou a enxergar após passar por um procedimento raro e impressionante: ele teve um dente implantado no olho. A cirurgia, que parece saída de um filme de ficção científica, foi responsável por devolver a visão a Brent Chapman, de 34 anos, morador de Vancouver, no Canadá.
O processo é conhecido informalmente como “cirurgia dente-no-olho”. Nele, os médicos extraem um dente do paciente, o remodelam, perfuram um orifício para acoplar uma lente e, em seguida, implantam a estrutura no olho. A técnica pode ajudar pessoas que sofrem com formas graves de cegueira da córnea.
“Parecia ficção científica. Eu pensei: é muita loucura”, contou Brent ao Today.com.
Chapman perdeu a visão aos 13 anos, após uma reação grave ao ibuprofeno que resultou na síndrome de Stevens-Johnson. O problema destruiu a superfície dos olhos, tornando inviável até mesmo um transplante de córnea.
Segundo o cirurgião oftalmologista Greg Moloney, do Hospital Mount Saint Joseph, a cirurgia é indicada para pacientes que têm a parte posterior do olho saudável, mas apresentam danos severos na parte frontal. Ele compara a técnica a “trocar um para-brisa danificado de um carro”.
A cirurgia dente-no-olho foi criada na década de 1960 e ainda é considerada rara, com apenas algumas centenas de casos registrados em todo o mundo.
Após o procedimento, Chapman conseguiu perceber movimentos imediatamente, mas levou alguns meses para recuperar a visão de forma mais clara. “Experimentamos alguns óculos e tive um momento em que pensei: ‘Uau, estou enxergando muito bem agora’”, disse.
Brent Chapman se submeteu a implante de um dente num dos seus olhos — Foto: Reprodução